Quando uma parte do tecido uterino se localiza fora do órgão, temos a chamada #endometriose. E ela pode acometer o intestino, alterando seu funcionamento, especialmente no período menstrual, podendo inclusive ser confundida com a síndrome do intestino irritável. Também pode acometer outras áreas do abdômen, pelve e até tórax.
Os principais sintomas são:
✔️Dor abdominal intensa;
✔️Alteração do hábito intestinal;
✔️Sangramento anal no período menstrual;
✔️Náuseas e vômitos;
✔️ Infertilidade.
Os sintomas costumam ser cíclicos, mas nem sempre isso ocorre. É possível que a paciente já tenha passado por várias investigações, sem sucesso em fechar o diagnóstico, que na maioria das vezes é desafiador!
Na maior parte dos casos, a endometriose intestinal só é diagnosticada mediante a realização de exames de imagem, como a ressonância nuclear magnética e a laparoscopia, que permitem visualizar o tecido endometrial aderido ao intestino e áreas adjacentes.
Não é tão frequente o achado de lesões na luz do cólon, mas por vezes a colonoscopia é solicitada na investigação da dor abdominal.
O tratamento pode ser medicamentoso ou cirúrgico, ou ambos e dependerá dos sintomas e da gravidade.
Lembrando que as duas entidades podem coexistir e por isso é importante o diagnóstico correto para a otimização do(s) tratamento(s).
⠀
⠀
Dra. Aline Carboni Casado
Médica Gastroenterologista e Endoscopista
CRM: 154332 (SP)
RQE: Clinica médica: 74324 Gastroenterologia: 71554 Endoscopia: 74325
コメント