🔥O termo gastrite é amplamente utilizado para definir sintomas (o correto seria dispepsia), para descrever exames endoscópicos e para descrever achados de biópsia gástrica… nem sempre um deles correlaciona-se com o outro. Mas neste post vamos falar mais especificamente da gastrite endoscópica (aquela que você vê na conclusão do laudo da endoscopia).
🔥A #gastrite é a inflamação das paredes internas do estômago. Pode ser aguda ou crônica, de acordo com o tempo de duração.
⠀
🔥As causas mais frequentes para estes sintomas são o uso de medicamentos (especialmente anti-inflamatórios), #álcool, #fumo, má alimentação, estresse e a presença do Helicobacter pylori 🦠 .
⠀
🔥Os pacientes podem ser assintomáticos, ou queixarem-se de dor na região do #estômago, náuseas, vômitos, azia, má digestão, entre outros.
⠀
🔥O diagnóstico é feito pelo exame de #endoscopia.
🔥Os achados da endoscopia nem sempre se relacionam com os sintomas do paciente, podendo ocorrer uma gastrite endoscópica intensa num paciente sem queixas e vice-versa.
⠀
🔥O tratamento consiste na mudança dos hábitos alimentares, fatores de estresse e uso de medicamentos (os principais são os prazóis).
🔥Alguém aí já teve gastrite?
⠀
Dra. Aline Carboni Casado
Médica Gastroenterologista e Endoscopista
CRM: 154332 (SP)
RQE: Clinica médica: 74324 Gastroenterologia: 71554 Endoscopia: 74325
Comentários