Se você sofre com um refluxo que não melhora, venha entender um pouco mais.
- Dra. Aline Casado
- 29 de jun. de 2020
- 2 min de leitura

O esôfago é o órgão responsável por conduzir os alimentos até o estômago e entre este dois órgãos existe uma “válvula” (esfíncter inferior do esôfago) que impede o retorno excessivo do conteúdo gástrico para o esôfago.
A doença do refluxo gastroesofágico ocorre quando o retorno deste conteúdo excede o limite da normalidade, podendo gerar danos no esôfago (esofagite, estenoses, úlceras e o esôfago de Barrett).
Entendido isto, precisamos saber qual o motivo deste refluxo. Os mais comuns são: alterações da condução esofágica (o esôfago apresenta dificuldades em levar o conteúdo até o estômago), alterações na força da válvula, relaxamento transitório do esfíncter inferior (a válvula abre mais vezes do que deveria), má digestão (gastroparesia, intolerâncias alimentares), uso de medicações, obesidade ou sobrepeso (pelo aumento da pressão intra-abdominal), gestação (lentificação do trato digestivo e aumento da pressão intra-abdominal), hérnia de hiato, tabagismo, etilismo, alimentos gordurosos, algumas doenças (diabetes, hipotireoidismo, esofagite eosinofílica).
Existem casos onde o refluxo é considerado fisiológico, ou seja, o tempo total em que houve retorno do conteúdo estava dentro da normalidade, mas nos momentos em que este refluxo esteve presente o paciente apresentou sintomas (esôfago hipersensível). Outros casos o tempo estava dentro da normalidade e o paciente apresentou sintomas, mas estes não coincidiam com os episódios de refluxo (pirose funcional, a “sii do esôfago”).
Então, quando o paciente diz que apresenta sintomas mas o exame de endoscopia estava normal ou pouco alterado, ou que os sintomas retornaram após a interrupção do tratamento precisamos avaliar todos estes fatores. O gastroenterologista necessita de uma história mais completa e também de outros exames além da endoscopia (manometria esofágica, EED, pHmetria e impedanciopHmetria) para encontrar a real causa e definir o melhor tratamento para cada caso.
Viu só como a avaliação da doença do refluxo vai além de achados na endoscopia. E o tratamento também ultrapassa o combo prazol + dieta?
#doencafuncional #refluxo #phmetria #endoscopia #impedanciophmetria #sibo #intoleranciaalimentar #manometriaesofagica

Dra. Aline Carboni Casado
Médica Gastroenterologista e Endoscopista
CRM: 154332 (SP)
RQE: Clinica médica: 74324 Gastroenterologia: 71554 Endoscopia: 74325
Comments