Sabemos que os pólipos crescem devido à uma proliferação celular, e em alguns casos precisam ser ressecados pois podem evoluir (quando já não são) para tumores.
Existem tipos diferentes de pólipos:
✅Hiperplásicos: geralmente localizados no reto, mas também podem surgir em outras partes do colon. São benignos, não malignizam e não necessitam de controle colonoscópico.
✅Adenomas: são os mais frequentemente encontrados na colonoscopia, são benignos e podem evoluir para câncer de intestino se não forem ressecados. Durante a colonoscopia eles já são retirados. A próxima colonoscopia irá depender do tamanho e da quantidade de pólipos encontrados.
✅Serrilhados: também possuem risco de malignização e por isso já são retirados durante a colonoscopia. Um novo exame dependerá do tamanho e número de lesões encontradas.
✅Adenocarcinoma: esse tipo é maligno, já é o câncer de intestino. Dependendo do seu tamanho e profundidade no intestino, pode ser tratado por colonoscopia, mas quando avançado será necessário cirurgia e tratamento com um oncologista.
E você que já fez colonoscopia, já teve algum pólipo?
Dra. Aline Carboni Casado
Médica Gastroenterologista e Endoscopista
CRM: 154332 (SP)
RQE: Clinica médica: 74324 Gastroenterologia: 71554 Endoscopia: 74325
Comments