Os exames de endoscopia e colonoscopia são realizados sob sedação ou anestesista. Introduzimos um tubo flexível com uma câmera na ponta através da cavidade oral ou anus para a visualização de alterações no esôfago/estômago/duodeno e íleo terminal/colon/reto.
Além de avaliar, o exame nos permite fazer biópsias, retirar pólipos e lesões pré-malignas ou malignas em estágio inicial, realizar ligadura elástica (de varizes de esôfago ou de hemorroidas), passar próteses (para tratar tumores obstrutivos), tratar sangramentos…
A grande maioria dos exames são diagnósticos, ou seja, para investigar sintomas referidos pelos pacientes.
A endoscopia requer apenas um jejum como preparo, já a colonoscopia precisa obrigatoriamente de um preparo intestinal para a remoção das fezes, permitindo avaliar a mucosa.
Geralmente o paciente não sente absolutamente nada, mas pode acontecer de acordar (ainda persiste sonolento) durante o exame e aí fazemos um pouco mais de sedação.
Após acordar, o paciente pode se alimentar normalmente mas não deverá trabalhar ou dirigir no mesmo dia do exame.
A taxa de complicações (como bacteremia, sedação excessiva, translocação bacteriana, perfuração ou sangramentos) é baixa, sendo considerado um exame seguro.
Se você precisa fazer o exame, mas ainda não está seguro, converse com seu médico sobre a possibilidade de adiar (pela situação atual), mas também tire todas as suas dúvidas em relação à sedação e preparo para que tudo ocorra da melhor maneira.
Me conta: já fez endoscopia/colonoscopia? Como foi sua experiência? Se não fez, sente-se inseguro? Se quiserem, usem esse espaço para a troca de experiências
Dra. Aline Carboni Casado
Médica Gastroenterologista e Endoscopista
CRM: 154332 (SP)
RQE: Clinica médica: 74324 Gastroenterologia: 71554 Endoscopia: 74325
Comments