O escape de fezes (incontinência fecal) pode ocorrer por alterações no aspecto das fezes (líquidas) ou na incapacidade da musculatura anal em segurar as fezes (ou flatos) mesmo que sejam sólidas ou pastosas, gerando uma queda na qualidade de vida pela necessidade de higiene frequente e isolamento social.
⠀
É mais frequente em mulheres pós menopausa, mas pode ocorrer também em pacientes com história de anos de constipação crônica, traumas, cirurgias, doenças neurológicas, metabólicas, ou que acometem a região anal.
⠀
O diagnóstico é feito através da história clínica e alguns exames podem ser necessários, como manometria anorretal, ultrassonografia endoanal, eletroneuromiografia do nervo pudendo e, por vezes, cinedefecografia.
⠀
O tratamento baseia-se na fisioterapia, alguns agentes preenchedores, cirurgias ou eletroestimulação sacral (como um marca-passo). Os resultados irão depender de fatores como idade do paciente e o grau de acometimento da musculatura e inervação local.
⠀
É preciso que este assunto deixe de ser um tabu para que possa ser abordado e obter uma melhora da qualidade de vida. ⠀
#incontinenciafecal #diarreia #manometriaanorretal #biofeedback #gastroenterologia #fezes #menopausa #constipação #manometria #fisioterapia #eletroneuromiografia
Dra. Aline Carboni Casado
Médica Gastroenterologista e Endoscopista
CRM: 154332 (SP)
RQE: Clinica médica: 74324 Gastroenterologia: 71554 Endoscopia: 74325
Comments