O Helicobacter pylori é uma bactéria que coloniza o estômago humano, leva a gastrite crônica ativa e pode evoluir com úlceras gástricas e duodenais, metaplasia intestinal no estômago, gastrite atrófica, adenocarcinoma gástrico e linfoma MALT.
Sabe-se que a infecção associada ao uso de AAS ou anti-inflamatórios aumenta o risco de úlceras, e que o uso de anticoagulantes aumenta o risco de sangramento nestes pacientes que apresentaram úlceras.
Existem evidências da correlação do H. pylori e anemia por deficiência de ferro, PTI e deficiência de vitamina B12.
.
A#infecção pode ser assintomática ou cursar com dores de estômago, náuseas, má digestão. Nos pacientes jovens, sem sinais de alerta (perda de peso, anemia por deficiência de ferro, dificuladade para engolir, sangramento digestivo, massa abdominal palpável) e que apresentam tais sintomas pode-se optar pelo “test and treat” (teste não invasivo, que não seja a endoscopia) e seguir com o seu tratamento se a bactéria estiver presente; ou até mesmo de início medicar com algum “prazol” e só após, na ausência de melhora, estaria indicado a endoscopia.
Frequentemente opta-se pela realização da endoscopia que permite não só identificar (ou descartar) a infecção, mas também excluir outras causas/complicações dos sintomas relatados pelos pacientes.
.
A erradicação está indicada para TODOS (salvo contra-indicações) para alívio dos sintomas e especialmente para evitar as complicações. O tratamento é com antibióticos (não, não existe tratamento natural) associado a um “prazol”.
Probióticos durante o tratamento não são recomendados de rotina. O tratamento pode reverter a gastrite, mas não a #metaplasia intestinal. Pode curar o #linfoma MALT.
.
Após o término do tratamento, o paciente deverá confirmar se houve a erradicação, através de teste não invasivo (teste respiratório com uréia marcada) ou nova endoscopia. É necessário suspender os “prazóis” por 2 semanas e #antibióticos ou bismuto por 4 semanas .
Pacientes com #gastrite atrófica e/ou metaplasia intestinal deverão ser acompanhados com #endoscopia independente de sintomas.
.
Dra. Aline Carboni Casado
Médica Gastroenterologista e Endoscopista
CRM: 154332 (SP)
RQE: Clinica médica: 74324 Gastroenterologia: 71554 Endoscopia: 74325
Comments