Na gastrite atrófica ocorre uma série de alterações das células do #estômago, e portanto diminuição da quantidade de ácido produzido podendo levar alterações como dificuldade de absorção de vitaminas (especialmente B12) e também na microbiota intestinal.
.
Existem dois tipos principais:
Gastrite atrófica associada ao Helicobacter pylori: é a principal causa e geralmente se inicia na parte mais distal do estômago (o antro). Ocorre geralmente em pessoas mais velhas, com infecção de longa data pela bactéria.
Gastrite atrófica autoimune: segunda causa, ocorrendo em cerca de 2% da população mundial, e o acometimento se inicia na parte mais próximal do estômago (corpo). Neste caso, o paciente apresenta anticorpos que reagem contra as células do estômago. Esta doença frequentemente acomete pacientes mais jovens e pode relacionar-se à outras doenças autoimunes (tireoidite, artrite reumatoide, diabetes, vitiligo e doença celíaca).
.
Frequentemente é assintomática mas podem ocorrer sintomas como dor no estômago, empachamento (sensação de cheio), náuseas e vômitos. Pode cursar com anemia, fraqueza, lentificação do raciocício, falta de memória e adormecimento de mãos e pés, perda de equilíbrio e glossite atrófica (conhecida como língua careca), consequente à deficiência de ferro e/ou vitamina B12. .
O diagnóstico é feito através do do exame de #endoscopia digestiva alta com #biópsias gástricas. No caso da doença autoimune através da dosagem dos auto anticorpos pelo exame de sangue (anticorpo anti fator intrínseco e anti célula parietal). Sempre deve ser pesquisada a bactéria H. pylori.
.
O tratamento consiste na erradicação da bactéria e um novo exame para confirmar a erradicação deve ser realizado. Em casos de déficits nutricionais, deve ser realizada a suplementação. .
A vigilância para câncer gástrico é indispensável, visto que o risco é aumentado em relação à população geral, com necessidade de realização endoscópica regular.
Repost @endoliveatibaia
Dra. Aline Carboni Casado
Médica Gastroenterologista e Endoscopista
CRM: 154332 (SP)
RQE: Clinica médica: 74324 Gastroenterologia: 71554 Endoscopia: 74325
Comments