Sabe aquela sensação de barriga inchada, e parece que quando você acorda está magro, mas no final do dia se sente um balão?
Isso pode ser um quadro de supercrescimento bacteriano.
Como assim? Vou explicar.
A maioria das bactérias intestinais devem ficar no intestino grosso. Quando, por algum motivo, estas bactérias passam para o intestino delgado (o intestino fino, onde ocorre dos nutrientes), ocorre o que chamamos de supercrescimento bacteriano do intestino delgado (#sibo).
.
Quando isso ocorre, o relato mais frequente são os sintomas de gases intestinais, podendo ou não ser acompanhado de diarréia e má absorção.
Isto tudo, pois aquelas bactérias passam a usar aqueles alimentos que você ingeriu para elas se proliferarem, gerando assim uma “fermentação” e a produção de gases intestinais, prejudicando o seu aproveitamento dos nutrientes.
O intestino possui como mecanismos de defesa a#motilidade, o ácido clorídrico, a bile, a IgA secretora, entre outros. Dessa forma, os fatores que possam modificar essa defesa contribuem para o aumento microbiano no intestino delgado.
Os principais (dentre muitos outros) fatores de risco são doenças inflamatórias intestinais, doença#celíaca,#diabetes,#hipotireoidismo, doenças neuromusculares,#cirrosehepática, cirurgias abdominais prévias (bariátrica, colecistectomia),#fístulas, uso crônico de#IBPse as intolerâncias alimentares.
Diante da suspeita clínica, o diagnóstico é firmado através do teste respiratório do hidrogênio expirado. O tratamento se baseia no uso de antibiotioterapia, correção da condição nutricional como vitamina B12, tratamento da patologia de base, uso de probióticos e mudança no padrão alimentar para que diminua a chance de reincidência. ⠀
Na presença dos sintomas citados ou dos fatores de risco, procure seu médico para maiores informações.
#intoleranciaalimentar#gasesintestinais#sibo#supercrescimentobacteriano#testerespiratorio#testedohidrogenio#testedehidrogenioexpirado
Dra. Aline Carboni Casado
Médica Gastroenterologista e Endoscopista
CRM: 154332 (SP)
RQE: Clinica médica: 74324 Gastroenterologia: 71554 Endoscopia: 74325
Comentarios