Se você sofre com gases em excesso, saiba que um dos diagnósticos diferenciais é o supercrescimento bacteriano do intestino delgado (SIBO). Ele está presente em boa parte dos pacientes com síndrome do intestino irritável e dispepsia funcional (a tal gastrite nervosa), além de outras situações, fazendo com que o paciente sofra com dor, desconforto e distensão abdominal na maior parte dos dias.
Na sibo ocorre um aumento na população ou uma desregulação das bactérias do intestino delgado, sendo essa microbiota capaz de danificar a mucosa do intestino delgado através da produção de toxinas, que alteram a sensibilidade e motilidade intestinais e com isso um prejuízo na digestão e absorção dos alimentos, gerando os sintomas tão incômodos e indesejados.
A suspeita diagnóstica é feito através da suspeita clínica, na conversa com o paciente que se torna cada vez mais intolerante aos alimentos do dia a dia.
A confirmação se dá pelo teste respiratório de hidrogênio expirado para supercrescimento bacteriano do intestino delgado que pode ser realizado com glicose ou lactulose.
E o tratamento?
A base do tratamento é o uso de antibióticos, mas não podemos esquecer da mudança dos hábitos de vida (se não mudarmos os possíveis causadores, existe uma chance maior de recorrência, concordam?), e aí vale o combo simples: alimentação saudável, sono adequado, manejo do estresse e atividade física regular.
Me conta aqui se você já teve SIBO e como foi sua experiência.
Me conta também se sofre com excesso de gases ou conhece alguém assim.
Dra. Aline Carboni Casado
Médica Gastroenterologista e Endoscopista
CRM: 154332 (SP)
RQE: Clinica médica: 74324 Gastroenterologia: 71554 Endoscopia: 74325
Comentarios