A resposta é: PODE!
Nós sabemos que a dor torácica cardíaca é a que mais devemos estar atentos, justamente por sua urgência e gravidade. Uma dor no peito não (ou mal) investigada pode levar ao óbito.
⠀
Sabemos também que as dores viscerais funcionam de maneira diferente das dores que temos nas mãos, ou pés, por exemplo.
⠀
Como assim? Explico...
⠀
Quando temos uma dor nas mãos, sabemos exatamente onde dói. Já as dores vindas dos nossos órgãos internos não funcionam exatamente assim (tanto que o infarto pode se manifestar com dor no ombro, no braço e no queixo mesmo o coração estando no peito).
⠀
O esôfago possui uma localização dentro do tórax e próximo ao coração, podendo ter sua dor confundida com o infarto.
⠀
Mas e então? O que fazer diante de uma dor no peito?
⠀
Primeiro de tudo: Excluir causa cardiológica, que é a mais grave.
⠀
Depois, de acordo com os sintomas, seguir a investigação para outros órgãos.
Lembrar que ainda no tórax, podemos apresentar inflamação das articulações costcondrais (Síndrome de Tietze), alterações pulmonares e pleurais.
⠀
Quando o paciente apresenta sintomas de refluxo, como azia e regurgitação, devemos avaliar se existe também alguma alteração no funcionamento,na motilidade do esôfago, já que nem tudo se resume a refluxo. Doenças como acalasia, esôfago em “quebra-nozes”, em “britadeira”, motilidade esofágica ineficaz, espasmo esofágico difuso ou a própria doença do refluxo gastroesofágico podem gerar dor no peito. Lembrar ainda da esofagite eosinofílica.
⠀
A investigação se baseia na realização de exames de endoscopia (alguns casos com biópsia de esôfago), pHmetria, manometria esofágica e EED. E o tratamento será direcionado para a causa.
Então, em resumo: sempre devemos descartar causas cardiológicas, pela sua maior urgência e gravidade e posteriormente seguir a investigação com um médico que tenha conhecimento e esteja disposto a te escutar e ajudar.
Me conta... Você já teve dor no peito que parecia infarto?
⠀
⠀
#gastroatibaia #medicaatibaia #exames #atibaia #dornopeito #refluxo #endoscopia #pHmetria #manometriaesofágica #EED #esofagiteeosinofilica #esofagite #acalasia
Dra. Aline Carboni Casado
Médica Gastroenterologista e Endoscopista
CRM: 154332 (SP)
RQE: Clinica médica: 74324 Gastroenterologia: 71554 Endoscopia: 74325
Comentários