Esta dúvida é tão frequente que resolvi fazer este post.
Se você é celíaco e faz a dieta sem glúten e sem contaminação cruzada, mas ainda tem sintomas como gases, distensão abdominal e diarréia, você precisa ser avaliado.
Vou deixar abaixo algumas das possibilidades:
🔹Pode estar havendo contaminação cruzada! Por mais que você tome seus cuidados, será que aquele restaurante, aquele produto ou aquele talher não estavam contaminados? Vale checar e ter atenção redobrada.
🔹Parasitose. Há quanto tempo você não investiga ou trata parasitose, hein?
🔹Excesso de fibras na dieta. Algumas fibras, especialmente quando em excesso podem produzir mais gases e desconforto abdominal.
🔹Intolerância alimentar. Sim, elas podem também estar presentes no paciente celíaco.
🔹Síndrome do intestino irritável. É um outro diagnóstico diferencial especialmente nos quadros de dor abdominal.
🔹Supercrescimento bacteriano do intestino delgado (SIBO). A mucosa que um dia já esteve atrofiada no celíaco, fez com que muitos alimentos não pudessem ser digeridos adequadamente, sendo portanto substrato para o crescimento de bactérias indesejadas e mesmo com a recuperação da mucosa, as bactérias persistem lá para trazerem os sintomas indesejados. O diagnóstico é feito através do teste respiratório de hidrogênio expirado.
🔹Lembrar que a doença celíaca é uma doença auto-imune e como tal pode vir acompanhada de outras como as doenças inflamatórias intestinais.
Se você possui doença celíaca assintomática ou não, esteja sempre em dia com seus exames e tenha seu gastroenterologista de estimação para prevenção e tratamento precoce de possíveis complicações.
.
Dra. Aline Carboni Casado
Médica Gastroenterologista e Endoscopista
CRM: 154332 (SP)
RQE: Clinica médica: 74324 Gastroenterologia: 71554 Endoscopia: 74325
Comments