Sempre ouvimos o conselho: beba com moderação. Aproveitando essa época festiva, na qual o consumo de álcool está aumentando, resolvi fazer este post.
Mas o que é a tal da moderação? O que é subjetivo, não palpável, não é possível de ser mensurado, e assim dificulta quantificar a sua segurança...
Em relação ao álcool isso é particularmente importante, pois sabemos que faz parte do ciclo social de grande parte das pessoas e que pode possuir efeito deletério quando em níveis elevados de consumo.
Sabemos que o consumo excessivo do álcool pode levar à cirrose hepática, além de outros efeitos deletérios no organismo e que o metabolismo do álcool é maior em homens do que em mulheres.
Mas então, qual seria a quantidade diária segura de álcool?
Pela OMS, o limite aceitável é em média 30g/ dia (mais precisamente 40g para homens e 20g para as mulheres), mas sabemos que esta quantidade varia de acordo com fatores genéticos e ambientais. Estima-se também que o consumo diário de 80g por dez anos já é capaz de causar a cirrose hepática.
E como saber a quantidade de álcool que estou ingerindo? Existe uma fórmula? Sim, existe:
(Teor de álcool x volume ingerido) x 0,8 e divide tudo por 100. No final terá a quantidade de álcool ingerida naquela porção.
Exemplo: se eu tomar 200ml de um vinho com teor alcoólico de 12%, terei ingerido um total de 19,2g de álcool.
Lembrando que algumas situações permitem o consumo moderado de álcool, enquanto em outras não é possível abrir exceção.
E aí? Gostou? Ficou curioso para saber o quanto bebeu ou ficou com medo de calcular?
Dra. Aline Carboni Casado
Médica Gastroenterologista e Endoscopista
CRM: 154332 (SP)
RQE: Clinica médica: 74324 Gastroenterologia: 71554 Endoscopia: 74325
Comments