Existem inúmeras causas para a lentidão no funcionamento do intestino. Cito abaixo as mais frequentemente encontradas na minha prática clínica.
Baixa ingestão diária de fibras (a média de consumo é cerca de 15g, enquanto o ideal seria de 25 a 30g por dia). As fibras ajudam a formar o bolo fecal tanto em volume quanto em quantidade.
Hidratação inadequada: consumir de 2 a 3 litros de água por dia ajuda na hidratação das fibras e aumento do volume fecal e também no funcionamento do nosso corpo como um todo.
Sedentarismo: a atividade física contribui para um bom funcionamento do intestino e também no acionamento adequado da musculatura durante a evacuação. Então coloca o esqueleto para mexer!
Uso de medicamentos: às vezes vejo que os pacientes não se dão conta que aquele remédio utilizado pode contribuir para lentificar a contração intestinal.
Incoordenação da musculatura responsável pela evacuação (já falei isso por aqui: o paciente “não sabe evacuar”) e de maneira insconsciente não sabe realizar os movimentos evacuatórios.
Existem inúmeras outras a serem citados, inclusive as obstrutivas (como tumores), metabólicas, neurológicas, mas isso é tema para outros posts.
Dra. Aline Carboni Casado
Médica Gastroenterologista e Endoscopista
CRM: 154332 (SP)
RQE: Clinica médica: 74324 Gastroenterologia: 71554 Endoscopia: 74325
Comments