top of page

pHmetria

O que é?

O ácido produzido pelo estômago pode retornar ao esôfago podendo e gerar sintomas como azia, regurgitação, dor no peito, tosse, rouquidão, erosão dental, caracterizando a Doença do Refluxo Gastroesofágico.

A pHmetria esofágica é o exame que monitora quantidade de ácido gástrico que retorna ao esôfago, além de avaliar a relação dos sintomas com a presença de refluxo, num período de 18 a 24h. Com este exame é possível avaliar se a quantidade de ácido que retorna do estômago ao esôfago é normal ou patológica e se este refluxo está provocando sintomas.

 

Como este exame é realizado?

Um cateter é introduzido pela narina, com sua extremidade interna posicionada 5cm acima do esfíncter inferior do esôfago (esta altura deve ser medida previamente pelo exame de manometria esofágica). A outra extremidade do cateter é acoplada à um gravador que irá registrar o pH (acidez) do esôfago durante todo o exame. Enquanto estiver com o cateter, o paciente irá registrar os períodos que comeu, deitou e apresentou sintomas. Com estes registros, é possível correlacionar se a doença do refluxo gastroesofágico está pressente e se os sintomas correlacionam-se com a acidez registrada pelo aparelho.

Via de regra é solicitado que o paciente suspenda todas as medicações que inibam a acidez para avaliar a real exposição ácida que o esôfago sofre. Por vezes o médico solicitante necessita saber se o tratamento contra o refluxo está sendo efetivo, e pode solicitar que as medicações sejam mantidas.

 

Há algum risco?

Podem ocorrer coriza e leve desconforto na garganta após a introdução do cateter. As complicações decorrentes do exame são praticamente nulas. Raramente ocorre pequeno sangramento durante a passagem do cateter.

phmetria.png

ImpedanciopHmetria

O que é?

Trata-se de um exame com a realização muito semelhante à pHmetria esofágica prolongada, mas com algumas vantagens. Este exame possibilita a identificação dos episódios de refluxo ácido e não-ácido, inclusive o refluxo gasoso (eructação). Ele está indicado quando o paciente possui sintomas atípicos da doença do refluxo gastroesofágico (como: tosse crônica, pigarro, dor torácica e rouquidão) e quando o paciente não responde ao tratamento convencional.

 

Este exame pode ser realizado na vigência de medicamentos antissecretores, de acordo com a orientação do médico solicitante.

WhatsApp.png
bottom of page